top of page

AD)))

Em março de 2021 iniciei os estudos em AD (audiodescrição), participando da Oficina Pra Cego Ver, criando novos imaginários, facilitada por Ira Vilaronga e Juniro Formiga, através do Núcleo Baiano de Animação em Stop Motion - NUBAS. O objetivo da Oficina foi fornecer os conhecimentos básicos sobre descrição de imagens estáticas aplicada às redes sociais.

Em junho de 2021 recebi de Ira Vilaronga uma desafiadora proposta de prática na qual selecionaríamos imagens que ilustrassem frases e poemas para a sua página no Instagram. Assim, em aproximadamente 15 meses, transformarmos em palavras mais de 40 imagens, entre fotografias, pinturas etc. Ou seja, por meio da audiodescrição – tradução intersemiótica que oferece acessibilidade a pessoas com deficiência visual (baixa visão, cegueira), pessoas com daltonismo, dislexia, autismo, pessoas idosas, crianças – traduzimos as imagens estáticas e em seguida os roteiros escritos por mim com consultoria de Ira Vilaronga passaram a compor séries de publicações da página da artista.

Ainda no mesmo ano, em novembro, participei dos minicursos Alegria de náufragos ou a arte de suportar: audiodescrição na cena teatral contemporânea e Fotografia para ouvir: uma prática de leitura de imagens para rádio, dentro da programação do IX Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural - ENAC.

Em 2022, no mês de fevereiro, concluí o curso Introdução à Audiodescrição pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP.

Em março de 2022, na Acessu Acessibilidade Universal, participei com a elaboração do roteiro e a edição de áudio da audiodescrição do vídeo Show de lançamento do álbum Nascente de Morgana Moreno e Marcelo Rosário e com o roteiro em AD do videodança Danças para Resistir Sorrindo do Grupo iNsight Danças Urbanas. Participei também no mês seguinte com o roteiro em AD da obra de Bruno Vieira e Dave Barros intitulada Fuga.

Em julho de 2023 concluí o curso de extensão Introdução à Audiodescrição realizado pelo Instituto Federal da Bahia - IFBA, revisando e agregando importantes conhecimentos da AD com profissionais como Deise Mônica Medina, Doriane Vasconcelos e outros.

Em setembro, no PRÉ-COCAAL do IX Colóquio de Cinema e Arte na América Latina, participei do MINICURSO Audiodescrição no Audiovisual, ministrado por Rafael Braz. No Museu de Arte da Bahia - MAB participei do bate-papo sobre Acessibilidade nos Museus com Sandra Rosa na 17ª Primavera de Museus e da Roda de Conversa Transformando Olhares, Fotografia Queer sob a perspectiva da audiodescrição com Juniro Formiga e Ira Vilaronga, participando também da equipe de audiodescritores(as) para exposições fotográficas no referido Museu.

Em outubro, à convite de Deise Mônica Medina, passo a integrar o LINTRA, Grupo de Pesquisa em Estudos Linguísticos, Tradução e Acessibilidade do IFBA.

Fechando 2023 participei como audiodescritora das exposições Alágbedé, na Caixa Cultural. E abrindo 2024, no Museu de Arte da Bahia - MAB, participei da 9ª Edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger.

Atualmente pós-graduanda no curso de Aperfeiçoamento em Audiodescrição na Escola: Recurso de Acessibilidade Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF.

bottom of page