Audiodescrição
2021
Março: Iniciei os estudos em audiodescrição, participando da Oficina Pra Cego Ver, criando novos imaginários, mediada por Ira Vilaronga e Juniro Formiga, através do Núcleo Baiano de Animação em Stop Motion - NUBAS.
Novembro: Participei dos minicursos Alegria de náufragos ou a arte de suportar: audiodescrição na cena teatral contemporânea e Fotografia para ouvir: uma prática de leitura de imagens para rádio, dentro da programação do IX Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural - ENAC.
2022
Fevereiro: Concluí o curso Introdução à Audiodescrição pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP.
Março/Abril: Junto a Acessu Acessibilidade Universal, participei com a elaboração do roteiro e edição de áudio da audiodescrição do vídeo Show de lançamento do álbum Nascente de Morgana Moreno e Marcelo Rosário, com a elaboração do roteiro da audiodescrição do videodança Danças para Resistir Sorrindo do Grupo iNsight Danças Urbanas e com a elaboração do roteiro da audiodescrição de Fuga, obra de Bruno Vieira e Dave Barros.
2023
Julho: Concluí o curso de extensão Introdução à Audiodescrição realizado pelo Instituto Federal da Bahia - IFBA.
Setembro: No PRÉ-COCAAL do IX Colóquio de Cinema e Arte na América Latina, participei do MINICURSO Audiodescrição no Audiovisual, ministrado por Rafael Braz; no Museu de Arte da Bahia - MAB participei do bate-papo sobre Acessibilidade nos Museus com Sandra Rosa na 17ª Primavera de Museus, da Roda de Conversa Transformando Olhares, Fotografia Queer sob a perspectiva da audiodescrição com Juniro Formiga e Ira Vilaronga.
Outubro: Passei a integrar o LINTRA, Grupo de Pesquisa em Estudos Linguísticos, Tradução e Acessibilidade do IFBA, onde participei como audiodescritora roteirista no Programa Asé-Toré para Todos: Formação em Educação sobre Negras(os) e Povos Indígenas; participei como audiodescritora da exposição ALÁGBEDÉ, Retrospectiva José Adário dos Santos, na CAIXA Cultural Salvador.
Dezembro: No Museu de Arte da Bahia - MAB, participei como audiodescritora da exposição coletiva da 9ª Edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger.
2024
Maio: Concluí o curso de Aperfeiçoamento em Audiodescrição na Escola: recurso de acessibilidade educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF.
Julho: Finalizei o Curso de Extensão: Comunicação Acessível Aplicada em Museus e Exposições, realizado no Museu Afro-brasileiro da UFBA - MAFRO.
Agosto: Junto a Adarte Acessibilidade, participei da equipe de acesibilidade do Festival Emoções 2024, em prol do Instituto dos Cegos da Bahia - ICB e do segunda edição do Festival Ferrovias - Festival de Cinema do Subúrbio no Centro Cultural Plataforma com equipe de acessibilidade liderada por Doriane Vasconcelos.
Setembro: Participei como roteirista/narradora da equipe de audiodescritores(as) para a exposição DEF Contexto no MAB e, junto a Acessu Acessibilidade, do espetáculo Partiste, direção de Ícaro Bittencourt, no Teatro Módulo. Fechando o mês com chave de ouro, mediei com Ira Vilaronga a Oficina de Acessibilidade com ênfase em Audiodescrição, no Museu Carlos Costa Pinto, parte da Primavera dos Museus do Memorial Mãe Menininha do Gantois.
Outubro: No Festival Vilerê - Festival de Teatro Infantojuvenil do Vila, participei como audiodescritora roteirista/narradora do espetáculo Histórias do Mundão, direção de Manu Santiago e Rino Carvalho, no Teatro Molière, junto a Rede Íris. Concluí o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Acessibilidade Cultural, oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
Novembro: Participei da abertura da 14ª Jornada da Dança da Bahia, como audiodescritora roteirista/narradora, junto a Adarte Acessibilidade. Também participei do espetáculo infantojuvenil Casa Barriga, produção da Companhia Novos Novos de Teatro, com direção de Débora Landim, apresentado no MAB também em dezembro, onde tive a parceria de Ira Vilaronga na consultoria de AD pela Acessu Acessibilidade.
2025
Fevereiro: Produzi roteiro e edição de audiodescrição com consultoria e locução de Ira Vilaronga do documentário Orí Vivências, direção de Carla Almeida, exibido no Cine-MAM.
Junho: Realizei com consultoria de Ira Vilaronga pela Acessu Acessibilidade Universal a audiodescrição do espetáculo de dança e arte surda Movimento de Escuta, direção de Clara Kutner e Aline Carrocino, com a Companhia de Dança SOM (RJ), no Teatro do Goethe-Institut.